Projetos de sustentabilidade nas empresas vem sendo cada vez mais planejados e impactam diretamente na percepção das pessoas sobre a marca. Isto porque o consumidor está mais e mais preocupado com o posicionamento das empresas, exigindo atuação responsável em diferentes temáticas que impactam na sociedade.
Os 500 anos de extração predatória dos recursos da Mata Atlântica reduziram sua área original em apenas 12,4%.
Visando preservar os recursos restantes, em 1989 foi consolidada a Lei n.º 11.428/2006, que estabeleceu normas de proteção, conservação e uso sustentável desse bioma.
Atualmente, 90% dos brasileiros acreditam que a preservação do meio ambiente é fundamental para garantir um futuro melhor, segundo o Ministério do Meio Ambiente. E, segundo o Instituto Akatu, 77% dos brasileiros afirmam preferir produtos de empresas que possuam compromisso com a sustentabilidade.
Por conta disso, muitas empresas têm adotado a sustentabilidade como parte de sua estratégia de negócio, a fim de garantir visibilidade e competitividade a longo prazo.
Neste artigo, abordaremos a importância dos projetos de sustentabilidade. Confira:
- Dia Nacional da Mata Atlântica e sua importância
- Parceria Edenred e o Legado das Águas
- Importância dos projetos de sustentabilidade nas empresas
- O que são empresas sustentáveis e como se tornar uma
- Quais são os pilares da sustentabilidade
- 5 exemplos de como promover a sustentabilidade nas empresas
- Benefícios em ser uma empresa sustentável
- Diferença entre empresa sustentável e investir em projetos sustentáveis
Boa leitura!
Dia Nacional da Mata Atlântica e sua importância
O Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, busca alertar a sociedade quanto à importância da preservação da biodiversidade da floresta, a qual vem sofrendo crescentes no desmatamento, principalmente por conta da urbanização e industrialização.
Por consequência, aumentam os riscos de extinção de diversas espécies de fauna e flora.
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo, conforme divulgado pela iniciativa SOS Mata Atlântica. Logo, a conscientização a respeito de sua conservação é fundamental para garantir a biodiversidade brasileira e a manutenção da qualidade de vida das pessoas que vivem nas regiões por ela abrangida.
Assim, a data contribui ao destacar a necessidade de políticas públicas e ações de preservação e restauração da Mata Atlântica, e incentivar a participação da sociedade na sua proteção.
Os desafios enfrentados na preservação da Mata Atlântica
Há diversos desafios na preservação da Mata Atlântica, geralmente relacionados a intervenções humanas, e que podem levar à degradação do ecossistema. São eles:
- desmatamento (na sua maioria causado pelo avanço agropecuário, com a finalidade de substituir florestas por plantações);
- fragmentação do habitat (que é a divisão de pequenas áreas da Mata Atlântica, como estradas e cidades, que interferem na conectividade entre os fragmentos da floresta);
- exploração desordenada de recursos naturais (como a extração ilegal de madeira, mineração, exploração de água e agricultura intensiva);
- mudanças climáticas (aumento de temperatura, mudanças nos padrões de chuva e aumento do risco de incêndios florestais);
- falta de conscientização da sociedade.
Para superar tais desafios, é necessário um esforço conjunto de governos, sociedade civil, empresas e outras entidades interessadas pela causa.
Deste modo, é possível estabelecer a proteção de áreas com maior risco, promover práticas sustentáveis, recuperar áreas degradadas e conscientizar a sociedade como um todo.
Implicações econômicas e sociais da perda da Mata Atlântica
A perda da Mata Atlântica pode causar grandes impactos, já que aproximadamente 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, incluindo diversas plantações e agropecuárias.
Economicamente, pode levar à redução da água, alimentos e matéria-prima florestal, afetando atividades como agricultura, pecuária e indústria madeireira.
Também pode afetar setores como o turismo, que depende da preservação ambiental como atrativo para visitantes.
Socialmente, a perda da Mata Atlântica pode afetar diretamente a qualidade de vida da população de cerca de 17 estados brasileiros (entre o Piauí e Rio Grande do Sul), além de parte da Argentina e Paraguai.
Pois, com a ausência da cobertura florestal, aumentam os riscos de incidência de enchentes e deslizamentos de terra, prejudicando a qualidade do ar e da água.
O papel das empresas na preservação da Mata Atlântica
Conforme previsto pela Lei da Mata Atlântica (Lei n.º 11.428/2006) e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/1998), as empresas possuem obrigação legal na preservação da Mata Atlântica e outros recursos naturais, bem como de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Portanto, devem adotar práticas sustentáveis em suas operações, colaborando para a conservação e restauração da Mata Atlântica, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação desse bioma.
Parceria Edenred e o Legado das Águas
A Edenred, através do seu programa de sustentabilidade global Move for Good, em uma parceria com o Projeto Legado das Águas (maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil), realizou uma ação de preservação e conscientização através do plantio de 5 mil mudas de árvores nativas no Parque Estadual do Jurupará.
Na ocasião, os clientes foram convidados a participar de um dia de experiências voltadas à preservação do meio ambiente e auxiliaram no plantio de mudas de árvores, recuperando uma grande área degradada, o equivalente a três campos de futebol.
Confira o que rolou:
Além do plantio, fizeram trilha, andaram de barco e conheceram mais sobre a Mata Atlântica, suas espécies de fauna e flora e trocaram muitas experiências.
Importância dos projetos de sustentabilidade nas empresas
É importante que haja projetos de sustentabilidade nas empresas, pois ao analisar fatos passados, são notáveis os danos ambientais e sociais, mesmo que de forma indireta, causados pela produção irresponsável:
- perda da biodiversidade;
- erosão do solo;
- poluição dos recursos hídricos;
- mudanças climáticas;
- prejuízos à economia local.
O posicionamento sustentável da empresa pode trazer benefícios para a imagem do negócio, além de ser um incentivo à busca por alternativas que sejam melhores para o meio-ambiente, mas que também tenham potencial de redução de custos para a empresa.
O que são empresas sustentáveis e como se tornar uma
Empresas sustentáveis são aquelas que ao mesmo tempo em que alcançam seu desenvolvimento econômico, respeitam o meio ambiente e a sociedade de modo geral.
Assim, para tornar-se uma empresa sustentável é necessário que as ações realizadas, seja em termos de produto como em termos de serviço, estejam alinhadas a esse princípio.
Quais são os pilares da sustentabilidade?
A sustentabilidade só é alcançada quando sete pilares estão alinhados em uma empresa. São eles:
Pilar econômico
Visa que o negócio permaneça rentável ao longo de suas operações ao mesmo tempo que pratica uma governança adequada, com gestão de riscos e compliance.
Através dele é possível gerenciar, de forma eficiente, os recursos produtivos, assim como investimentos públicos e privados.
Pilar ambiental
Procura diminuir o impacto sobre o meio ambiente a fim de preservá-lo para as gerações futuras.
Abrange ações para a redução das emissões de carbono, do uso da água, do desperdício e impactos gerais sobre o meio ambiente.
Pilar social
Diz respeito ao foco nas pessoas e a consciência de que suas ações refletem sobre elas.
Além disso, para que empresas atinjam a sustentabilidade, necessitam do apoio da comunidade (colaboradores, clientes e stakeholders).
Pilar cultural
Refere-se à responsabilidade das empresas na preservação e incentivo à diversidade cultural e ao patrimônio histórico das comunidades onde atuam.
Envolve o respeito às tradições, crenças e valores culturais locais, bem como a proteção de recursos culturais e históricos (monumentos, sítios arqueológicos, arquitetura e arte).
Pilar ético
Refere-se à prática empresarial guiada pela transparência, integridade e respeito para com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, meio ambiente e sociedade em geral.
Significa desprezar atividades discriminatórias, de corrupção, exploração e que impliquem em danos ambientais.
Pilar estético
Significa reconhecer que algumas coisas ultrapassam o aspecto puramente econômico, por serem belas, e que devem ser preservadas.
O design sustentável de produtos e serviços e a escolha de materiais e processos de produção que minimizem o impacto ambiental e com apelo estético, são alguns exemplos.
Pilar político
Está relacionado ao compromisso da empresa em respeitar e contribuir para a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, como:
- diálogo com governos e outras partes interessadas;
- fóruns de discussão;
- adoção de práticas transparentes e éticas;
- lobbying.
5 exemplos de como promover a sustentabilidade nas empresas
Das pequenas às grandes ações, existem múltiplas possibilidades para promover a sustentabilidade nas empresas e engajar a organização.
Confira a seguir 5 exemplos que separamos para você.
#1 Sistemas de tratamento e reaproveitamento de água
Levando em conta que a água é um recurso básico para qualquer negócio, focar em projetos de sustentabilidade nesse bem cada vez mais caro e escasso pode ser bastante interessante.
Desenvolver projetos que garantam o abastecimento e a boa qualidade da água, como um sistema próprio de tratamento de água e efluentes, com reaproveitamento para fins não potáveis é uma opção.
Através do método adequado para tratamento de água, se torna possível aumentar a produtividade e segurança operacional do seu negócio, já que através dele será possível controlar a qualidade da água e também seu reuso, evitando desperdícios.
#2 Descarte correto e reciclagem de resíduos
Devido à Política Nacional dos Resíduos Sólidos, é necessário que empresas atentem para a redução na geração de resíduos e separação de materiais para sua posterior reciclagem.
Outro ponto a ser observado, é o descarte correto dos rejeitos (resíduos que não podem ser reutilizados, como itens que ofereçam risco de contaminação).
Os mesmos devem ser tratados antes de serem lançados em uma rede de esgoto ou de sofrerem alguma outra destinação.
#3 Projetos educacionais e de compensação ambiental
Podem ser feitos através de ações para conscientizar os colaboradores da empresa a respeito de algum tema ambiental, como a redução do uso de copos plásticos, controle da quantidade de impressões, entre outros fatores.
Outras ideias incluem:
- Podem ser oferecidas folgas para os profissionais que se envolvam em trabalhos voluntários, como forma de incentivo;
- Doação de recursos para ONGs;
- Criação de portal de transparência empresarial;
- Criação de materiais educativos;
- Reflorestamento, a exemplo da ação realizada pela Edenred;
- Compras de créditos de carbono.
#4 Uso consciente e utilização de energias renováveis
A utilização de energias renováveis, que cada vez mais vem ganhando espaço no mercado, tornou-se uma opção para também controlar o alto consumo de energia.
As placas solares fotovoltaicas são a segunda maior fonte de energia brasileira, representando 12,6% (ANEEL/ABSOLAR, 2023). Por meio delas é possível tornar-se autossuficiente e sustentável em energia, enquanto economiza com o consumo de luz.
#5 Eleger a sustentabilidade como métrica de avaliação
A sustentabilidade como métrica de avaliação em uma empresa, é uma medida que contribui para que as práticas sustentáveis sejam de fato seguidas por todos os membros.
A avaliação pode ser realizada tanto no âmbito individual como no coletivo (por departamentos da empresa, e considerando a empresa como um todo). Também podem ser criadas recompensas para os colaboradores que cumprirem as metas sustentáveis.
Benefícios em ser uma empresa sustentável
Além de minimizar o impacto ambiental e social das operações, existem ainda outros motivos para que empresas se interessem em promover a sustentabilidade através de projetos. A seguir apresentamos cada um deles. Confira!
Percepção de valor frente aos clientes e ao mercado
Inovação e proatividade são características que as empresas que abraçam projetos sustentáveis tendem a transmitir.
Tais características aumentam o interesse de clientes em busca de soluções inovadoras e conscientes.
Aumento de credibilidade da empresa
Empresas engajadas em projetos sustentáveis tendem a transmitir ética e responsabilidade, contribuindo para o aumento da confiança e lealdade do cliente, em especial pela parcela de pessoas conscientes a respeito dessas questões.
Redução de custos
A adoção de práticas sustentáveis pode levar a reduções nos custos das empresas, tanto no curto quanto no longo prazo (consumo de energia, consumo de água, redução do desperdício de recursos e redução dos custos com multas e sanções por irregularidades).
Diferença entre ser uma empresa sustentável e investir em projetos sustentáveis
Ser uma empresa sustentável significa que todas suas atitudes estão alinhadas com a preservação do meio ambiente, ou seja, é feito o uso consciente de todos seus recursos.
Já uma empresa que investe ou financia projetos sustentáveis, não necessariamente exercerá ações sustentáveis.
Às vezes devido aos níveis de sustentabilidade serem inviáveis ao seu segmento de atuação, a empresa pode aderir a parcerias para fomentar ações sustentáveis em sua comunidade, contribuindo de forma indireta.
Conclusão
Oferecer projetos de sustentabilidade nas empresas é uma ação de utilidade pública, e é claro que a Edenred está fazendo a sua parte nisso: e a sua empresa também pode fazer!
Através do Programa Crédito de Carbono, iniciativa certificada pelo Verified Carbon Standard (VCS), incentivamos os clientes a substituírem os combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis nos veículos com tecnologia flex, possibilitando a geração de créditos de carbono.
O Move for Good é o programa global de sustentabilidade que fornece ferramentas aos clientes para apoiar sua transição para a mobilidade de baixo carbono.
Apoiado em 4 pilares que permeiam todas as iniciativas e ações, incluindo a ação em parceria com o Legado das Águas, mencionado acima, que envolveu o plantio de 5 mil mudas de árvores em um dos maiores corredores ecológicos de Mata Atlântica do Brasil.
Quer saber mais? Fale com um especialista!