Acesse Também:

InícioGestão de FrotasPrincipais indicadores de sistema de gestão de frotas

Principais indicadores de sistema de gestão de frotas

O dia a dia de uma frota envolve muitos fatores. A maioria deles precisa ser previsto pelo gestor para garantir uma eficiência diária e assim conseguir ter indicadores chave para a melhora de todo o fluxo de trabalho.

Mas, quais são os indicadores que um sistema de gestão de frotas pode trazer? E qual a melhor plataforma para o gestor? Continue acompanhando para saber as respostas dessas e outras perguntas. Boa leitura!

O que são indicadores de sistema?

Dentro de um sistema de gestão de frotas existem muitos recursos a serem utilizados e aproveitados. Todos eles podem servir como indicadores para mudança e melhora da gestão.

Os KPIs, Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de desempenho, são aqueles critérios que podem informar oportunidades e ameaças de uma determinada atividade. Eles devem ser observados atentamente para que todo o sistema seja rentável e produtivo.

Com um sistema de gestão de frotas completo, o trabalho do gestor é voltado para a estratégia, principalmente porque os KPIs informados são únicos. Sendo assim, toda a parte operacional fica centralizada no sistema e as decisões são feitas baseando-se em dados reais.

KPIs e as metas da gestão

Com uma boa análise, é possível saber alguns fatores de mudança que a frota pode passar. Eles podem ser sinônimo de melhoria para que haja uma detecção de oportunidades únicas, além de aumentar positivamente os próximos dados.

Confira alguns itens que o sistema de frotas pode indicar como oportunos para gestão:

  • Sustentabilidade: com um bom sistema de gestão, o gestor pode colocar como um dos seus objetivos reduzir a poluição com veículos mais eficientes, ou até utilizar o Compense, nossa solução para a compra e venda de créditos de carbono;
  • Segurança: saber a quantidade de acidentes ou sinistros que ocorrem na frota é essencial para garantir a segurança dos colaboradores. Além disso, com um bom sistema de gestão, todos os dados de manutenção dos veículos se encontram na palma da sua mão;
  • Combustível: diminuir custos com o combustível com a roteirização, ter uma rede credenciada de abastecimento e poder controlar os gastos direto do sistema, é uma das oportunidade de melhora que uma boa plataforma de gestão pode garantir.

Esses são apenas alguns dos KPIs que a gestão pode aproveitar como oportunidade dentro da rota! Para que a rotina seja muito mais simplificada, você precisa ter as melhores soluções para te ajudar. Mas, qual a melhor plataforma para isso? 

Artigos Relacionados

Mais populares