Você que está envolvido na gestão de frotas da empresa sabe que, de tempos em tempos, é preciso trocar os veículos para garantir a qualidade e a segurança nos carros e também a economia com combustível e manutenções.
Mas, como saber quando é o momento de trocar os carros da empresa? Selecionamos algumas dicas para te ajudar a decidir se a troca é necessária, olha só:
Compare o valor de compra com o custo de manutenção
Esse é um dos principais fatores a se considerar para decidir se vale a pena ou não trocar os veículos da empresa.
A tendência do carro após muitos quilômetros rodados é ficar desgastado e, naturalmente, precisar de cada vez mais manutenções. Assim, avaliando o tempo de uso dos seus veículos, você precisa comparar o custo de manutenção ao custo de adquirir modelos novos.
Nesse cálculo, considere gastos com troca de peças, revisões, manutenções preventivas e corretivas no decorrer de 12 meses. Se o valor total da manutenção for superior a 10% do valor de venda do veículo, vale a pena investir na troca!
O que mais eu posso considerar no controle de gastos de empresas com frotas?
Pesquise modelos mais econômicos
Ainda está em dúvida se é o momento de trocar os veículos da empresa? Tal qual o custo de manutenção, bote na ponta do lápis o gasto que você tem atualmente para abastecer seus carros e faça um comparativo.
Hoje em dia, as montadoras estão apostando em modelos cada vez mais econômicos para ganhar a preferência dos consumidores.
No fim das contas, isso se torna um grande atrativo para os gestores de frotas — afinal, nesse tipo de negócio, os veículos andam longas distâncias e têm um gasto enorme com gasolina!
Por isso, compare o rendimento dos seus veículos ao das outras opções no mercado, observe o preço da gasolina e adicione esses fatores no cálculo antes de decidir se vale a pena trocar seus carros.
Fique atento à manutenção e reposição de peças
Alguns modelos e marcas de carro são especialmente mais complicados na hora de fazer a manutenção e reposição de peças — seja por que é difícil encontrá-las para venda, por conta do preço alto ou pela escassez de profissionais capacitados para fazer o serviço.
Além disso, se os carros da sua frota demandam manutenção ou conserto com muita frequência, é um indicador de que é a hora de fazer a troca.
Analise a demanda e a taxa de ocupação da frota
Outro ponto importante a se considerar é a taxa de ocupação da frota. Afinal, manter veículos que ficam a maior parte do tempo ocioso acaba se tornando uma despesa desnecessária para a empresa.
Assim, você pode perceber que a demanda da sua empresa mudou e que o número ou a capacidade dos seus veículos não são o suficiente.
Para que você possa manter esse controle facilmente, é importante ter um bom sistema de frotas para gerenciamento.
Use dados (Big Data) para análise preditiva
Outra forma de saber quando é o momento de trocar os veículos da empresa é fazer uso de soluções de Big Data, utilizando informações que ajudem a criar uma análise preditiva através de dados gerados nas gestões de frotas.
Esses sistemas são um apanhado de informações provenientes de diversas fontes referentes a frotas. Por exemplo, dados dos veículos, empresas relacionadas ao segmento, sistemas de gestão, entre outros.
Inclusive, nós estamos desenvolvendo essa solução para nossos clientes. Aguardem!