A gestão de combustível é uma prática de gerenciamento que prevê o controle do consumo de combustível, refletindo em economia para a empresa, disponibilidade dos veículos da frota e redução nos custos de manutenção.
Quem quer evitar gastos extras, manter o controle da frota e receber informações em tempo real sobre cada carro, precisa estar ciente do que é a gestão de combustível. Por isso, você vai aprender o necessário para dar o primeiro passo nesta jornada!
Neste texto você vai encontrar:
- O que é Gestão de Combustível
- Fatores que influenciam a Gestão de Combustível
- Quando implementar a Gestão de Combustível em sua empresa
- Como realizar a Gestão de Combustível
Boa leitura!
O que é Gestão de Combustível?
A gestão de combustível é uma maneira de acompanhar e monitorar o consumo, gasto e custos dos combustíveis utilizados pela frota, através de formas como softwares ou aplicativos.
O controle de abastecimento de frota auxilia na proteção e monitoramento, visto que é possível reunir informações e evitar situações de roubo ou uso indevido, por exemplo. Também, através da gestão de combustível, é possível traçar planos futuros para que se conquiste uma maior economia.
Fatores que influenciam a Gestão de Combustível
A gestão de combustível vai muito além dos preços e abastecimento em postos. A forma como o combustível é utilizado pode ser afetada por diversos fatores externos ou internos do veículo, pois, quando é necessária mais força do motor, o consumo aumentará para suprir esse esforço.
Conheça alguns destes fatores e alternativas para solucioná-los.
Carga transportada
Uma situação que influencia na gestão de combustível é a questão da carga transportada. Isso porque alguns motoristas ou empresas ultrapassam o limite recomendado de produtos, causando um aumento de peso maior do que o veículo pode aguentar.
Com mais peso, o motor precisa de mais potência para funcionar, e, portanto, o consumo de combustível aumentará.
Para evitar esta situação, é importante respeitar os limites impostos pelo próprio fabricante. O ideal também seria não chegar até o limite, deixando uma margem de folga e permitindo que o motor tenha um descanso.
Estrada e vias
Trafegar por estradas e vias cujo estado de conservação não é bom, traz prejuízos para o veículo de diversas formas. São situações desde problemas com peças, acidentes, e até mesmo a questão de diminuir a velocidade ou acelerar constantemente, desgastando o motor e consumindo mais combustível.
Além disso, veículos com excesso de carga prejudicam o asfalto, visto que a pista foi planejada para um limite de peso, e ao ultrapassar isso, geram-se buracos e desníveis. Esses problemas irão afetar o trajeto, e, portanto, o tempo e consumo de combustível.
Neste caso, além de tomar cuidado com o excesso de carga para não prejudicar a pavimentação, também é recomendado uma pesquisa de rotas para escolher o melhor caminho, cuja condição da via esteja trafegável tranquilamente.
Motorista
Como o motorista pode afetar a gestão e consumo de combustível de um veículo? A resposta é simples: através da direção econômica.
Condutores imprudentes ou agressivos utilizam os freios de forma brusca, com velocidades altas, rotações inadequadas e não estão em sintonia com o ambiente ao redor, como por exemplo, querendo fazer ultrapassagens em uma subida.
Todas estas situações, além de causarem danos ao veículo a longo prazo, também consomem quantidades maiores de combustível, visto que precisam da força do motor para serem performadas.
Para garantir uma melhor gestão do combustível com os motoristas, treinamentos da equipe e acompanhamentos são necessários.
Frota/caminhão
Por fim, outro fator que influencia na gestão de combustível está ligada diretamente ao veículo utilizado.
Com a manutenção em dia, problemas são descobertos e solucionados rapidamente, permitindo que o carro ou caminhão circule da melhor forma possível.
Geralmente veículos que apresentam algum problema ou necessitam de manutenção e continuam circulando, consumirão mais combustível, pois precisarão de mais esforço para rodar.
Para lidar com esta situação, é necessária a manutenção preventiva regular, além de entender um pouco sobre o veículo que está sendo conduzido. Por exemplo, defletores de ar em caminhões proporcionam uma condução mais ágil e rápida.
Quando implementar a Gestão de Combustível em sua empresa?
Existem alguns sinais que apontam a hora de adotar a gestão de combustível na sua empresa, e ao segui-los, você vai evitar prejuízos e custos excessivos na operação de abastecimento.
Gasto excessivo com abastecimento
Notou que a empresa está passando do orçamento planejado para combustível no mês? Ele está acabando mais rápido e os gastos aumentando?
É hora de entender qual a causa principal! É comum que as empresas tenham acordos com seus fornecedores para garantir condições de compra melhores, e esta aquisição é feita baseada no planejamento anterior, para evitar quantidades erradas (seja mais ou menos).
Por isso, caso a gestão de combustível seja realizada de forma errada, ou não realizada de forma nenhuma, afetará na compra ou liberação de crédito para os motoristas abastecerem, gerando mais custos.
Produtividade baixa da frota
Dentre alguns dos fatores que baixam a produtividade dos condutores, é preciso levar em consideração o tipo de carro, o estado em que ele se encontra, e, especialmente, se o combustível utilizado é o correto para performar da melhor forma.
Certos veículos, por exemplo, possuem um desempenho melhor com determinado tipo de combustível, enquanto outros podem inclusive criar mais problemas. Deve-se pensar também na manutenção do mesmo.
Gestão de combustível com dados incoerentes
Se a sua gestão de combustível está sendo feita de forma manual, é normal que possam acontecer erros nos cálculos, assim como perda de informações de monitoramento.
Porém, esses empecilhos podem acabar prejudicando a montagem de um planejamento orçamentário, visto que as decisões serão tomadas em cima de dados equivocados.
Por isso, com uma gestão de combustível automatizada, poupa-se tempo, dinheiro e evita problemas.
Qualidade de combustível duvidosa
Por fim, um fator muito importante para ficar atento é a qualidade do combustível adquirido. Mesmo que aparentem ser atrativos, com preços baixíssimos, eles são um grande perigo para o veículo, e o barato poderá sair muito caro.
Isso porque a baixa qualidade de alguns combustíveis pode causar danos ao carro tanto a curto quanto a longo prazo.
O ideal é sempre abastecer em locais com procedência, sabendo de onde aquele combustível vem e quais os seus componentes, a fim de evitar situações como manutenções recorrentes e até perdas no veículo.
E com uma plataforma de gestão você pode encontrar postos parceiros, que possuem confiança e procedência.
Como realizar a Gestão de Combustível?
O primeiro passo para realizar a gestão de combustível, é entender as necessidades da sua frota, e quais processos são prioridade.
É sempre importante pensar na automatização, para que se tenha uma economia de tempo e aumento de produtividade, mas também avaliar o melhor formato que se encaixa com a sua realidade.
Utilizando softwares
Os softwares são uma opção muito boa para quem busca uma gestão de combustível completa e automatizada, pois geralmente eles possuem funções que ajudam os gestores no controle de todos os custos com os veículos.
Eles permitem uma economia maior de tempo, visto que as informações e os dados ficam armazenados em um só lugar, e em alguns casos, como o da Edenred Mobilidade, são gerados relatórios automaticamente, permitindo que o responsável ocupe seu tempo em análises e decisões estratégicas.
Além disso, é possível detectar falhas e problemas antecipadamente, podendo prever manutenções e ajustes no orçamento, auxiliando no controle financeiro e da frota.
Utilizando cartões
Com os cartões combustível para empresas, o gestor tem acesso a informações em tempo real para realizar a gestão de combustível dos seus veículos.
Com eles, é possível observar relatórios detalhados sobre o abastecimento realizado, como o acompanhamento da performance do motorista, valores e tipo de combustível.
Os cartões também trazem a facilidade de identificar cada carro na frota, permitindo a avaliação de cada motorista e veículo, o que reduz muito os casos de fraudes, por exemplo.
Isto porque as transações podem ser bloqueadas a distância pelo gestor, especialmente em casos de desvio de conduta e utilização incorreta do benefício.
Por fim, os usuários também possuem facilidades com o cartão, pois podem checar informações como extratos, saldos, postos mais próximos e locais onde o combustível está mais barato através do aplicativo.
Leia também: Aplicativos para Gestão de Frotas: 10 soluções que você precisa conhecer
Conte com a Gestão de Combustível da Edenred Mobilidade
Com a Edenred Mobilidade, você pode contar com uma gestão de combustível tecnológica e ainda mais facilitada, permitindo uma rotina simplificada e sem problemas na hora de analisar e comparar dados para futuros planos.
Com as soluções de abastecimento, você tem o controle dos cartões da frota em um só lugar, assim como software exclusivo para armazenar dados e informações para a geração de relatórios automáticos.
Outra facilidade é que os reembolsos de quilometragem acabam, visto que o saldo é pré-pago para cada utilizador. É possível também estabelecer parâmetros para cada cartão, evitando o uso incorreto do dinheiro.
Os condutores também saem ganhando, pois têm acesso a um aplicativo para consultar saldos, extratos e fazer comparações entre valores para o combustível.
Além disso, a Edenred Mobilidade tem mais de 21 mil postos credenciados por todo o território nacional, e o motorista pode ver qual o mais próximo do seu local.
Solicite uma proposta agora ou faça uma simulação online, sem burocracia, e conte com 60 dias livre de taxas para experimentar!
Conclusão
A gestão de combustível faz toda a diferença na sua frota, e pode impactar diretamente nos custos e na produtividade dos funcionários. Por isso, é importante ter as informações corretas para conseguir lidar da melhor forma com cada situação.
Plataformas de gestão de combustível são as melhores aliadas para quem busca estar sempre em dia com os dados dos veículos, pois além de gerarem relatórios com informações importantes, também facilitam o trabalho e permitem um controle maior dos custos com abastecimento, manutenção e muito mais.
Agora que você já tem conhecimento sobre as vantagens da gestão de combustível, é só entrar em contato e facilitar a sua rotina!