Acesse Também:

InícioGestão de FrotasEncher o tanque: mito ou verdade?

Encher o tanque: mito ou verdade?

Encher o tanque ou não encher o tanque? Questões sobre o abastecimento ainda é um assunto delicado entre os motoristas, e a variação de preços de combustível pode impactar de muitas formas o trajeto e a frota. 

Para fazer render e economizar, é preciso conhecer as verdades sobre o abastecimento.

Embora o abastecimento seja algo completamente comum na rotina de um condutor, muitos ainda não estão atentos a informações que podem impactar diretamente no seu bolso – ou, neste caso, no caixa da sua empresa.

Pensando nisso, trouxemos os mitos e as verdades sobre encher o tanque, assim como dicas de economia para a frota.

Boa leitura!

Mitos e verdades sobre encher o tanque do veículo

Seja um motorista experiente ou um condutor recém habilitado, muitas pessoas ainda não conhecem os macetes e atitudes que envolvem o tanque de gasolina do carro. 

Existem muitos mitos e verdades que rodeiam o ato de abastecer, e por isso, trouxemos informações que vão fazer a diferença quando chegar no posto de combustível!

Abastecer pouco prejudica o sistema de combustão?

Sim, abastecer pouco prejudica o sistema de combustão do veículo!

Isso porque a gasolina e qualquer outro combustível possuem impurezas em sua composição, e estas impurezas podem danificar o motor do carro a longo prazo

Quando o tanque está mais vazio, especialmente na reserva, essas substâncias se acumulam no local, prejudicando o sistema de combustão.

Por isso, o ideal é quando abastecer, optar por deixar o tanque um pouco mais cheio, e, se possível, sempre abastecer antes do veículo chegar na reserva.

Encher o tanque economiza gasolina?

Com certeza! Você já percebeu que o ponteiro demora a baixar quando o tanque de gasolina está cheio?

Esse fenômeno de economia acontece porque quando o tanque está cheio, a evaporação do combustível é menor, visto que não tem espaço para os gases transitarem. 

Já quando há mais compartimento no tanque, a evaporação vai ocorrer mais rapidamente, e, portanto, gerar uma perda de combustível.

Ou seja, quem prefere encher o tanque acaba economizando combustível e não vai precisar abastecer com tanta frequência!

Encher o tanque até a boca é prejudicial para o veículo?

Sim! Mesmo que o ideal seja andar com o tanque cheio, não significa que deva enchê-lo até a boca. 

O reservatório está preparado para comportar apenas uma determinada quantidade de combustível, indicada pelo “clique” dado pela bomba de gasolina.

Se o frentista ultrapassar essa recomendação, ele pode acabar danificando o canister, que é uma válvula que filtra os gases poluentes emitidos pelos veículos. 

Isso acontece pois a gasolina sobe acima do nível indicado pelo próprio motor e invade o dispositivo, que é feito para receber apenas substâncias em estado gasoso.

Abastecer de uma vez só ajuda na gestão de frotas?

Ajuda sim! Porque além de dar tranquilidade ao motorista, que não precisará se preocupar com a falta de combustível ao iniciar o dia, ou precisar fazer paradas não planejadas para abastecer, também garante facilidade ao gestor de frotas.

Assim, o gestor tem certeza que não precisará lidar com um abastecimento emergencial com valores acima dos previstos, e, portanto, garantirá o orçamento previamente planejado e evitando gastos extras.

Maneiras práticas de economizar na hora de abastecer

Encher o tanque é bom para o veículo?

Com a alta nos preços dos combustíveis, é importante saber como economizar no abastecimento, especialmente para quem lida com frotas corporativas – independente do tamanho dela! 

Manutenção do veículo em dia

A primeira dica para garantir a economia de combustível é manter a revisão automotiva do veículo sempre em dia. Isso porque peças como velas, filtros, pneus e fluidos afetam a performance do motor, e quando eles estão em bom estado, exigem menos desempenho, demandando menos gasolina.

Ainda, com a manutenção em dia, é possível detectar problemas de antemão, evitando vazamentos e reduzindo custos, visto que peças extremamente danificadas precisarão ser trocadas e com urgência, aumentando os gastos.

Utilização de apps/sites

Hoje em dia existem muitas tecnologias que facilitam a vida dos condutores e gestores, e elas podem ser grandes aliadas da economia de combustível. 

Sites e aplicativos focados na gestão de frotas oferecem informações de postos com preços mais baratos, locais próximos do motorista e seus preços já estão no mercado e prontos para serem utilizados. 

Quem tem o produto de gestão de abastecimento da Edenred ainda conta com uma inteligência artifical que recomenda boas práticas para garantir mais economia. 

Com o chat GPT super em alta, vale contar com inteligências similares na gestão de veículos, inclusive para monitorar a quantidade de vezes que um motorista está abastecendo. 

Isto pode indicar, por exemplo, que ele está optando por não encher o tanque, e já mencionamos que andar o carro com baixo volume de combustível é prejudicial, certo?

Gestão de abastecimento

Por fim, uma dica importante para quem quer economizar no combustível, é optar por uma plataforma de solução de abastecimento.

A Edenred Mobilidade, é a empresa mais completa do mercado de gestão de frotas e mobilidade. 

Com as soluções disponíveis é possível ter o controle de gastos da frota em um só lugar, além de garantir economia, já que haverá mais transparência em relação aos custos e evitará o mau uso do dinheiro. 

Conclusão

Com as informações corretas, agora você já sabe quais são as verdades que rodeiam o abastecimento dos veículos, e está pronto para colocar as dicas em prática no seu dia a dia e da sua frota.

Para economizar, o ideal é priorizar o tanque cheio e estar com a manutenção sempre em dia, além de poder contar com a Edenred Mobilidade para auxiliar no seu processo de gestão de frotas, abastecimento e redução de custos!

Leia também:

Artigos Relacionados

Mais populares