A gestão de frota envolve diversas atividades, inclusive estar atento sobre a manutenção e funcionamento dos veículos. Saber quais os tipos de manutenção e qual a sua importância garante a segurança dos colaboradores e é crucial para o entendimento das necessidades da frota.
A manutenção dos veículos está ligada a sua produtividade e eficiência, além de afetar principalmente as questões financeiras. Mas, você conhece quais os tipos de manutenção para veículos de frotas? Sabe quais as diferenças entre elas? Acompanhe o artigo e entenda mais sobre as manutenções preventiva, preditiva e corretiva. Boa leitura!
Quais os tipos de manutenção?
Cada frota possui uma necessidade diferente, por isso, cada veículo integrante poderá precisar de uma manutenção específica. São três tipos de manutenção e para que você não fique com nenhuma dúvida sobre esse assunto, vamos explicar cada uma delas!
Manutenção preventiva
Como o nome diz, a manutenção preventiva serve para prevenir possíveis problemas. Elas são realizadas antes de qualquer problema ou ocorrência, evitando uma série de situações que podem colocar em risco o colaborador que utiliza o veículo diariamente e dificultar o trabalho no geral.
Com ela, é possível reduzir custos, melhorar o controle da gestão das atividades do dia a dia, manter a equipe bastante produtiva e ainda prevenir acidentes e outras ações que poderiam afetar a produtividade da equipe.
Manutenção preditiva
Esse tipo de manutenção pode ter um custo maior, mas cumpre o papel de antecipar qualquer acidente com uma boa vistoria e verificação dos equipamentos. Nesse caso, o maior intuito é monitorar as condições mecânicas dos veículos, analisando seu desempenho através de rastreadores, itens que fazem testes de vibração e uma inspeção visual.
Para esse tipo de manutenção ser plenamente efetiva, é necessário contar com uma equipe treinada e, apesar de ser mais cara, a longo prazo ela é capaz de reduzir os custos com outras manutenções consideravelmente.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é uma das mais conhecidas e provavelmente a menos recomendada na gestão de frotas. Ela é o tipo de manutenção que não é planejada e geralmente acontece quando a manutenção preventiva ou preditiva não é realizada anteriormente.
Na corretiva, você como gestor gasta mais recursos para conseguir colocar o veículo em funcionamento, justamente por ter pressa para que o problema seja solucionado. Esse reparo, algumas vezes, pode não ser feito da forma correta e acabar acarretando em mais prejuízo, o que não é favorável.
Qual a importância de realizar manutenções nos veículos da frota?
As manutenções mais recomendadas são as preventivas e preditivas, afinal elas ajudam a economizar recursos e manter a eficiência da frota. Ao optar por averiguar o estado do veículo, fica muito mais fácil de reparar os problemas e não coloca em risco nenhum colaborador.
Aqui na Edenred Mobilidade é possível encontrar as melhores oficinas mecânicas para realizar qualquer tipo de manutenção da frota. Nossa solução para gestão de manutenção mantém todas as informações de maneira clara e simples para que o seu carro não fique parado e também para que ele não seja uma dor de cabeça na gestão.
Viu como cada tipo de manutenção pode influenciar no seu bolso e na gestão da sua frota? Agora, faça uma análise dos seus veículos e realize as manutenções periodicamente. Assim, tudo funcionará perfeitamente e todos os colaboradores serão beneficiados.