Quem trabalha com algum tipo de frota em sua empresa entende a importância de um bom gerenciamento para melhorar os resultados. Muitas vezes esse serviço acaba ficando centralizado em um gerente que cuida também de outros setores ou se o negócio for pequeno, fica a cargo do dono.
Porém é comum, que com o acúmulo de funções acabam ocorrendo erros na logística. É nessa hora que aparecem as perdas significativas e o empresário tem de avaliar a contratação de alguém especializado, ou seja, um analista de frotas.
Os analistas de frota ficam responsáveis por toda a logística da frota, assim como seus resultados. Eles são responsáveis pelo gerenciamento deste setor e por isso precisam ser especialistas no assunto. Mas afinal o que um analista faz exatamente? Continue lendo para descobrir!
O que o analista de frotas faz?
Algumas das atividades pelas quais os analistas são responsáveis são:
- Controle de manutenções, documentos e gastos;
- Planejamento de compra, venda e troca de carros;
- Produção de relatórios sobre o desempenho dos veículos;
- Elaboração de treinamentos de equipes;
- Otimização de processos diminuindo erros operacionais;
- Produção de roteiros e trajetos das frotas;
- Fiscalização de entregas e serviços;
- Suporte técnico para motoristas e transportadoras;
- Apresentação de resultados operacionais.
Por isso, para contratar um bom analista fique atento a alguns pontos. O profissional precisa ter as habilidades e competências para tomar decisões assertivas e de acordo com os valores da empresa. Ao contratar alguém você precisa ficar de olho nas habilidades sociais do candidato, pois para essa vaga é preciso saber liderar e ter bom controle emocional.
Fique atento também se o possível funcionário é organizado, possui boas referências e se tem entendimento das tendências tecnológicas atuais. Já que existem diversas ferramentas que o analista pode utilizar em seu auxílio.
Quando contratar um analista?
Para contratar qualquer pessoa, primeiro é preciso entender as necessidades da empresa. Então faça a pergunta: você, gerente ou dono de algum negócio, precisa de ajuda para gerenciar suas frotas? Se a resposta for sim então comece a estudar a possibilidade de iniciar um setor voltado para isso.
Empresas pequenas podem começar contratando apenas um analista e conforme a companhia for crescendo, expandindo a equipe. Pois o principal papel do analista de frotas é auxiliar o gestor da empresa. Não tenha medo de investir num profissional pois os benefícios a longo prazo valem a pena.
Você terá mais controle de seus veículos e gastos de manutenção, assim poderá ter tempo de encontrar possibilidades de crescimento.
É sempre importante manter-se atualizado dentro do mercado. Por isso, os analistas podem contar com a ajuda de ferramentas que ajudem na difícil tarefa de gerenciar um ramo tão mutável.
A Edenred Mobilidade conta com toda a estrutura que você precisa para começar a gerenciar suas frotas de forma mais eficiente. Ela oferece soluções em abastecimento para seus veículos e você consegue acompanhar todo o processo de abastecimento à manutenção, através da plataforma e aplicativos.
Você consegue selecionar os parâmetros para o uso dos cartões e ainda tem total controle do uso através do sistema de gestão de frotas, reduzindo os gastos e o mau uso! Essa é uma ótima oportunidade para você introduzir em sua empresa e aumentar os lucros.
Ter um analista de frota é uma ótima solução para sua empresa, ainda mais quando vem acompanhado de soluções inteligentes. Agora que você viu as vantagens que um pode trazer a sua companhia, continue acompanhando nosso blog para mais dicas!