Para escolher a melhor oficina mecânica para sua frota, verifique se ela possui certificações reconhecidas, avalie a qualificação dos profissionais, investigue a procedência dos fornecedores, compare orçamentos detalhados e considere soluções que auxiliem na gestão da manutenção.
Hoje é dia de falar sobre dicas de oficina mecânica. Porque, que tempo é igual a dinheiro você já sabe! Agora, se pensarmos nos veículos de uma frota, é a mesma coisa: todo o tempo que eles estão parados (por algum motivo não planejado) é dinheiro perdido na certa.
Por isso, é tão importante você seguir os planos de revisões — as famosas manutenções preventivas — conforme cada modelo e montadora para evitar veículos parados e impossibilitados de estarem nas ruas rodando, a serviço, venda, entrega ou conveniência!
Confiabilidade no serviço prestado e valor cobrado são itens importantes nesse processo de manutenção veicular e devem receber a devida atenção. Então, se você está quebrando a cabeça para encontrar boas referências e confiar sua frota a uma oficina, o artigo de hoje pode te ajudar.
Vamos mostrar quais critérios você deve considerar na sua escolha. Acompanhe!
1 – Escolha oficinas certificadas
Antes de confiar sua frota a uma oficina mecânica, investigue se o estabelecimento tem certificação e peça para conferir os detalhes do documento.
Esse é um jeito de se proteger de maus profissionais e locais que não tem infraestrutura nem qualificação adequadas para atendê-lo. Com veículos importados, esse cuidado é ainda mais importante!
Toda oficina mecânica séria deve ser certificada e seguir os padrões e normas técnicas exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
2 – Analise a qualificação profissional
No momento da pesquisa de oficinas, visite alguns locais e observe o trabalho dos profissionais. Veja se o local é limpo, se os mecânicos utilizam material adequado e se usam a tecnologia a seu favor.
Vale também conversar com a equipe e os clientes que usam o estabelecimento para analisar a qualificação profissional. É importante que a oficina ofereça capacitação e programas de reciclagem aos funcionários para manter o alto nível de trabalho!
Nesse caso, a dica de oficina mecânica é procurar por aquelas que tem uma longa trajetória no mercado e boa reputação no atendimento aos clientes. Isso indica que existe investimento em capacitação profissional.
3 – Investigue a procedência dos fornecedores
Outro fator que influencia bastante no tratamento (e nos resultados) da sua frota é a qualidade das peças e óleos. Produtos de má qualidade podem comprometer o funcionamento da sua frota e aumentar o custo de manutenção dos veículos.
Então, uma das principais dicas de oficina mecânica é verificar a procedência das peças e produtos. Verifique se as peças são originais e de qualidade, com boa durabilidade, e confira também as garantias dadas pelos fornecedores.
Além disso, também é importante escolher uma oficina com boa disponibilidade de peças em estoque. Assim você tem mais garantia de agilidade e cumprimento dos prazos.
4 – Faça orçamentos e comparações em cada oficina mecânica
Claro que o critério financeiro não poderia ficar de fora de nossas dicas de oficina mecânica. Isso não quer dizer que você deva escolher o serviço mais barato, mas é super importante fazer comparações e encontrar o melhor custo-benefício para a sua frota.
Para isso, você precisa fazer orçamento. Dentre as oficinas selecionadas previamente (seguindo os critérios acima), consulte umas 3 ou 4. Peça um orçamento detalhado com o custo de todo serviço, incluindo mão-de-obra e materiais.
Fique atento se encontrar valores muito abaixo da média do mercado. Os preços praticados podem ser um indício a respeito do nível técnico e qualidade da oficina.
5 – Tenha uma solução para ajudar na manutenção
Ter uma plataforma para gerenciar dados e processos da operação quando se trata da manutenção da sua frota é uma boa escolha para centralizar e controlar o que acontece com cada veículo.
Por outro lado, também é excelente poder compartilhar essa tarefa com um time de especialistas encarregados por toda a gestão do ciclo de manutenção.
As nossas soluções para Gestão de Manutenção da Edenred Mobilidade, por exemplo, tem tudo isso que falamos ao longo do texto: indicação de oficinas mecânicas, centralização do pagamento das manutenções, dados para comparar orçamentos de peças e mão de obra.
Isso sem contar a inteligência de aprovações automáticas respeitando requisitos técnicos, de referência e de acordo com as políticas de cada cliente.
Quer continuar aprendendo sobre mobilidade, transporte e gestão de frotas? Acesse o Blog da Edenred Mobilidade e explore nossos conteúdos exclusivos!
Leia também: