Os pedágios free flow garantem viagens mais rápidas no Brasil. Entenda o sistema e confira os locais de implementação.
O avanço tecnológico nas estradas do Brasil ganha um novo capítulo com a implementação do sistema de pedágio free flow, um modelo que promete revolucionar a maneira como essa cobrança ocorre nas rodovias do país.
O sistema, já adotado em diversas partes do mundo, elimina a necessidade de paradas em cabines, proporcionando uma viagem mais rápida e menos estressante para os motoristas.
Após o projeto piloto no trecho Rio-Santos, notamos o aumento de novas rodovias com free flow. Confira a seguir em quais estados brasileiros estão aderindo a esse sistema.
Projeto piloto de pedágio no trecho Rio-Santos
O primeiro pedágio free flow foi implementado na rodovia Rio-Santos (BR-101), no estado do Rio de Janeiro. No momento, existem 3 pórticos localizados em Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538) .
A adoção desse sistema no Rio de Janeiro fez parte de um projeto piloto, sob gestão da CCR, e segue uma tendência mundial de modernização das estruturas de cobrança em rodovias, visando maior eficiência e conforto para os motoristas.
Free flow no Rio Grande do Sul
Em março de 2024, a CSG Concessionária anunciou o início de operações de cobrança em novas rodovias com free flow. Além do pórtico Antônio Prado, situado na ERS-122, no KM 108,2, 5 localidades passaram a contar com o novo pedágio:
Carlos Barbosa (ERS-446): Km 6,5.
Capela de Santana (ERS-240): Km 30,1.
São Sebastião do Caí (ERS-122): Km 4,6.
Farroupilha (ERS-122): Km 45,5.
Ipê ( ERS-122): Km 151,9.
Cada ponto de cobrança está equipado com tecnologia de ponta, incluindo câmeras e sensores que identificam automaticamente as placas ou tags eletrônicas dos veículos, garantindo um processo de cobrança eficiente e sem interrupções.
A CSG disponibiliza informações detalhadas sobre a localização dos pórticos e tarifas em seu site oficial.
Free flow em São Paulo
Em 2025, o novo modelo de pedágio contemplará as seguintes rodovias: Presidente Dutra (BR-116), trecho de Guarulhos; Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) e Rodoanel Norte de SP.
Além disso, o Estado de São Paulo está prestes a expandir 213 quilômetros de rodovias. Isso faz parte do projeto Lote Litoral, que conectará o Alto Tietê ao litoral sul, passando por municípios como Arujá, Itaquaquecetuba e Santos.
Até o momento, a previsão é de que sejam instalados 15 pórticos equipados com tecnologia para detecção automática de veículos:
SP-088 (Mogi-Dutra): do km 32 ao km 39,45; do km 40,50 ao km 49,50
SP-098 (Mogi-Bertioga): do km 56,65 ao km 98,10
SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega): do km 211,40 ao km 248,10; do km 373,57 ao km 389,80; do km 366,02 ao km 373,57; do km 354,43 ao km 366,02; do km 345 ao km 354,43; do km 337,46 ao km 345.
SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega): do km 329,91 ao km 337,46; do km 322,37 ao km 329,91; do km 314,83 ao km 322,37; do km 307,29 ao km 314,83; do km 299,74 ao km 307,29; do km 292,20 ao km 299,74.
Free Flow em Minas Gerais
O projeto de construção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte inclui uma série de modernidades. E o free flow está entre as principais inovações tecnológicas que serão implementadas na rodovia que, originalmente, contará com 100 km de extensão.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a nova rodovia facilitará a fluidez do trânsito e reduzirá o número de acidentes na região, com uma estimativa de diminuição de mil sinistros anuais.
A ausência de praças de pedágio físicas e a consequente manutenção da velocidade constante dos veículos é um avanço significativo para a segurança e eficiência na estrada.
Como vai funcionar o pagamento nas novas rodovias com free flow?
Para que o sistema free flow funcione efetivamente, é essencial que haja adesão ao uso da tag. As concessionárias de rodovias estão realizando campanhas educativas para incentivar os motoristas a adquirirem suas tags e se registrarem no sistema.
Além disso, estão sendo oferecidos incentivos, como descontos nas tarifas, para fomentar a rápida adoção deste método de pagamento. Mas, por que considerar a tag como principal forma de pagamento?
Primeiramente, ela maximiza a eficiência e a rapidez, pois não há necessidade de os veículos diminuírem a velocidade ou parar nos postos físicos para realizar o pagamento.
Do ponto de vista operacional, a tag reduz significativamente os custos associados à manutenção de cabines de pedágio físicas e ao pessoal necessário para operá-las. Estas economias podem ser traduzidas em tarifas mais baixas.
A segurança dos motoristas também é aprimorada com o uso de tags. Ao evitar a necessidade de parar ou reduzir significativamente a velocidade, o risco de acidentes nas proximidades das praças é reduzido.
Por fim, a continuidade no fluxo de tráfego ajuda a diminuir as emissões de gases devido a menos acelerações e desacelerações, o que resulta em uma condução mais ecoeficiente.
Flexibilidade em tags de pedágio
A Gestão de Pedágio e Estacionamento, solução da Edenred Mobilidade, representa uma nova era em serviços de pagamento eletrônico. Trata-se de um sistema de gestão de pedágios que funciona por meio de tags acopladas nos veículos da empresa.
Ele está integrado a dashboards, de modo a automatizar os registros de todas as vezes que o condutor passa pelos pórticos. Assim, quem opera com gestão de frotas e gestão financeira tem uma visão detalhada de gastos, datas e padrões de tráfego.
Os benefícios da Edenred Mobilidade são diversos:
- Redução de custos, uma vez que o sistema oferece descontos em praças de pedágio e uma gestão eficiente do Vale Pedágio.
- Os dashboards permitem um gerenciamento detalhado dos gastos, o que ajuda as empresas a tomar decisões estratégicas mais informadas.
- Elimina a necessidade de transações manuais, garantindo mais eficiência nas operações diárias.
Se você quer transformar sua maneira de viajar, conheça mais sobre o Edenred Free Flow e outros serviços inovadores, visite nosso site e veja como podemos facilitar suas operações logísticas.
Confira estes conteúdos sobre mobilidade: