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Classificação de despesas empresariais: guia para uma gestão financeira assertiva

A classificação de despesas empresariais organiza os gastos em categorias específicas, facilitando o controle financeiro e a tomada de decisões.

A divisão dos gastos deve ser considerada por qualquer empresa, independente do porte ou setor. Com ela, é possível ter melhor controle financeiro, o que impacta diretamente no plano de orçamento e tomada de decisões mais informadas.

A organização de despesas em categorias específicas possibilita o monitoramento de gastos de maneira mais eficiente. Ela também ajuda a identificar áreas onde os custos podem ser reduzidos. 

Veja a seguir como gerenciar compras e investimentos por meio da classificação de despesas empresariais e descubra que categorias considerar na hora de direcionar recursos.

Principais categorias de despesas empresariais

As categorias podem variar dependendo da natureza do negócio, mas, geralmente, incluem as seguintes:

Despesas operacionais

São gastos diretamente relacionados às operações diárias da empresa, como salários, aluguel, utilidades e suprimentos de escritório. 

Despesas de capital

Envolvem investimentos em ativos de longo prazo, como equipamentos, imóveis e tecnologia, que são capitalizados e depreciados ao longo do tempo.

Despesas variáveis

São custos que variam de acordo com o volume de produção ou vendas, como matéria-prima e comissões de vendas. 

Despesas fixas

Nessa categoria, os gastos permanecem constantes, apesar do nível de produção ou vendas, como aluguel e salários de funcionários administrativos. 

Despesas financeiras

Incluem gastos relacionados a financiamentos e créditos, como juros sobre empréstimos e taxas bancárias. 

Despesas de marketing

Referem-se aos investimentos em atividades de marketing e publicidade para promover os produtos ou serviços da empresa.

Leia também: Diferença entre custo e despesa: descubra agora!

Melhores práticas para gestão de despesas

O primeiro passo para implementar um sistema eficaz de classificação de despesas é definir categorias que se alinhem à estrutura e necessidades do negócio. Isso pode incluir viagens, materiais para escritório, transporte, entre outros custos.

Investir em software de contabilidade ou ERP (Enterprise Resource Planning) ajudam na automatização de processos. Esses sistemas permitem a customização de categorias e subcategorias, facilitando o rastreamento detalhado dos custos. 

Revisar e atualizar regularmente as categorias de despesas é essencial para refletir mudanças nas operações empresariais e nas regulamentações fiscais. Isso pode ser feito por meio da Edenred Gestão de Despesas.

A plataforma foi projetada para  monitorar e gerenciar gastos de forma eficiente. Com funcionalidades que permitem a categorização automática dos custos, ela facilita o processo de registro e análise.

Como implementar processos de classificação de despesas

Comece definindo as categorias de despesas que mais se alinham ao seu negócio. É importante que todos os colaboradores envolvidos na gestão financeira estejam cientes da importância da classificação de despesas e saibam como utilizá-la corretamente. 

Treinamentos regulares podem ajudar a manter a equipe atualizada e comprometida com as melhores práticas.

Periodicamente, revise e atualize documentos para refletir mudanças nas operações empresariais e regulamentações fiscais. Isso garante que a classificação permaneça relevante.

Por fim, use a tecnologia a seu favor. Experimente a plataforma Edenred Gestão de Despesas e descubra como ela pode transformar o controle financeiro do seu negócio, oferecendo automação e insights detalhados que facilitam a tomada de decisões.

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