Acesse Também:

InícioGestão de FrotasFrota: o que é, quais os tipos de frotas e qual o...

Frota: o que é, quais os tipos de frotas e qual o melhor modelo?

Conhecida por ser o conjunto de veículos a serviço de uma empresa ou instituição, a frota é, geralmente, composta por um determinado modelo de veículo e comandada pelo gestor de frotas. Além disso, a frota pode ser própria ou terceirizada.

Se você busca entender mais sobre o conceito de frota, quais os tipos e o melhor modelo de veículo para compor a sua, convidamos você a continuar a leitura.

Todas as frotas são diferentes e tem suas vantagens e desvantagens. Cada uma atende a uma demanda e cabe à empresa decidir qual atende melhor seus propósitos.

Por isso trouxemos várias dicas pra você saber como escolher o que se encaixa melhor em seu perfil. Se sua empresa precisa contratar uma frota ou variar a que já possui fique de olho nesse post, pois vamos te ajudar a entender melhor sobre isso!

O que é frota?

Composta por motos, carros de passeio, pick-ups, vans, furgões, caminhões, ônibus ou até outros tipos de veículos, as frotas têm como objetivo atender as atividades de uma empresa, seja com entrega de produtos, transporte de funcionários, serviços etc. Entretanto, para que a frota alcance seu desempenho máximo e esteja em pleno funcionamento, diversas ações de gerenciamento e manutenção precisam ser feitas. 

Independentemente do tamanho da frota da sua empresa, algo que deve ser tratado como prioridade é o gerenciamento e controle. Dessa forma, todos os serviços preventivos e cuidados precisam ser tomados para garantir a alta performance.

Quais tipos de frota existem?

Se você for o gestor responsável pela frota em sua empresa é muito importante conhecer quais os tipos de frota existentes no Brasil. Sabendo disso, caso precise, você pode fazer modificações para melhorar sua logística.

Ou está pensando em expandir os negócios e dar uma variada, mas não sabe por onde começar? Pensando nisso trouxemos essa lista falando um pouco sobre os tipos de frotas que existem atualmente no mercado.

Os tipos mais comuns de frota são a própria e a terceirizada. Confira:

Frota terceirizada: nesse modelo, são locados de uma empresa de frota de veículos. Eles ficam à disposição durante o período de vigência do contrato. Uma das vantagens é que toda a parte burocrática, como documentação, impostos e ônus, como manutenção, seguro e depreciação, são custeados pela empresa locadora. 

Frota própria: esse tipo é formado por veículos que a própria empresa adquiriu. Há a vantagem da centralização das atividades. Porém, despesas como depreciação, documentação, manutenção, seguro, entre outras, acabam encarecendo a operação. 

Há também um tipo de frota específico em que o funcionário utiliza o próprio veículo para trabalhar, mas quem custeia o combustível e/ou a manutenção para as ações comerciais é a empresa.

1- Frotas comerciais

Como o próprio nome já indica, esse tipo de frota tem como objetivo atender todos os setores de uma empresa. Tanto a parte da entrega de produtos como o deslocamento de colaboradores, podendo ser composta por tipos de veículos distintos.

2- Frotas de entregas

Uma frota de entrega tem como objetivo a entrega de produtos, seja saindo de centros urbanos para entregar localmente como para restaurantes, entre outros. Ela usa diferentes tipos de veículos de pequeno porte, como: motocicletas, utilitários, vans ou até caminhões.

3- Frota de caminhões

Essa frota é voltada para transporte de produtos, sejam eles de uma única categoria como alimentos ou itens de lojas de departamento. Os caminhões podem servir a uma marca exclusivamente ou a diversas.

Ainda é possível fazer serviços de fretagem com esse tipo de frota. É comum vermos os caminhoneiros autônomos nas estradas, caso sua empresa precise de um serviço assim, pode ser vantajoso contratar um.

4- Frotas de aluguel de carros

Este tipo de frota é comum em aeroportos e centros turísticos, já que disponibiliza carros para pessoas físicas ou jurídicas alugarem para locomoção em seu período de estadia no local. Também é possível fazer aluguel para empresas. Essas frotas geralmente contam com um grande número de carros.

5- Frotas de serviços públicos

Instituições públicas possuem frotas próprias para seus funcionários desempenharem suas funções e/ou algum serviço público. Alguns exemplos são carros de polícia ou carros que professores utilizam em faculdades federais para se locomover até outras instituições.

6- Carsharing

Este tipo de frota consiste no compartilhamento de veículos, que acontece por intermédio de aplicativos. Você faz o aluguel de um carro de outra pessoa que esteja com ele parado e não irá utilizar por um tempo.

Uma forma contemporânea de se emprestar carros, é possível alugá-lo por apenas algumas horas e traz praticidade para quem aluga, além de não precisar de muita burocracia e ser mais em conta.

Modelos de gestão: qual o melhor?

Na hora de pensar qual o melhor para sua empresa, deve ser levado em consideração que existem empresas especializadas que disponibilizam frotas para aluguel para outras companhias ou você pode escolher ter seus próprios veículos. Então vamos conhecer as vantagens e desvantagens desses dois modelos de gerenciamento de frotas.

Frota própria

A frota própria consiste em veículos comprados pela própria empresa e pertencem a ela, assim como as responsabilidades de mantê-los. Sua principal vantagem é a centralização do recurso e dos processos.

Algumas desvantagens para esse tipo de frota são as altas despesas, pois tudo fica por conta da empresa e a burocracia operacional para conseguir colocar a frota nas ruas. Tendo em vista isso é sempre bom revisar qual cai melhor dentro de suas necessidades.

Frota terceirizada

Já com frotas terceirizadas os veículos pertencem a outra companhia e é feito um contrato definindo o tempo de uso dos automóveis. Algumas vantagens desse sistema é que não é preciso se preocupar com burocracias e impostos.

Você terá menos gastos com um plano de aluguel e ainda contará com suporte caso aconteça algum imprevisto, além claro, de ter um carro sempre novo a sua disposição. Porém deve-se levar em consideração que o carro não pertence a companhia e por isso deve se ter atenção quanto a seu uso.

Se sua necessidade for de adquirir carros por um menor espaço de tempo, existe a opção de alugar uma frota para aquele serviço específico. Ela não possui os serviços de suporte de uma terceirizada, mas atende bem em casos emergenciais ou de curto prazo.

E agora como escolher uma para meu negócio?

Você já sabe o que precisa saber sobre os tipos de frotas que existem no Brasil e agora precisa escolher uma. Mas como? Bom primeiro você tem de analisar o perfil de sua empresa e pensar em qual atende melhor às necessidades daquele momento.

Se está pensando em variar o negócio, procure decidir por aquela que está dentro de seu orçamento e que possa gerar lucros. Aconselhamos a você que faça um estudo sobre suas possibilidades de crescimento dentro do segmento escolhido.

Em todas as situações é preciso muito estudo e conhecimento da área para não arriscar seu investimento em um negócio que não irá para frente. Por isso, sempre procure estar bem informado e se for preciso procure ajuda de profissionais especializados nessa área de transportes.

Qual o melhor modelo de veículo para frota?

A resposta para essa questão pode variar, isso devido ao tipo de atividade que a empresa exerce, para qual finalidade será a frota, entre outros fatores. Entretanto, alguns pontos importantes devem ser notados ao escolher o melhor veículo para frota. Confira alguns pontos:

  • Consumo de combustível: o ideal é optar por modelos que sejam econômicos, para que o abastecimento não vire uma dor de cabeça depois.
  • Custo de manutenção: seja ela preventiva ou corretiva, todo veículo precisa de manutenção. Dessa forma, já que essa é uma certeza, busque saber dos custos dos serviços de manutenção e preço das peças de reposição, além da disponibilidade no mercado.
  • Aceitação do veículo no mercado: mais cedo ou mais tarde, haverá a necessidade de se renovar a frota, então, veja o quão fácil (ou não) é vender o veículo usado.
  • Segurança: um ponto muito importante, que precisa ser relembrado sempre, é que os veículos precisam oferecer segurança para quem dirige. O programa de avaliação Latin NCAP atribui uma nota de segurança para cada modelo, que vai de 0 a 5 estrelas. Procure saber o quão seguro é o que você irá escolher para sua frota.

Para todos os tipos de frota, uma solução Edenred Mobilidade 

Sua empresa merece Edenred Mobilidade. Tenha como parceira de negócio uma empresa com mais de 30 anos de experiência, 1 milhão de veículos administrados, 30 mil empresas clientes e 43 mil parceiros credenciados. Conheça as diferentes soluções para a gestão da sua frota que a Edenred Mobilidade pode te oferecer. 

Agora que já vimos os tipos de frotas e como escolher qual melhor te atende, que tal deixar seu comentário dizendo o que achou desse post? E não esqueça de acompanhar as novidades!

Artigos Relacionados

Mais populares